A Gelcam é uma empresa especializada na fabricação, projeto, Laudo Técnico, Aterramento, comercialização e toda a linha de acessórios de Pára-Raio/SPDA, atendendo todo o Brasil diretamente pela fábrica.

Aterramento

O sistema de aterramento tem por finalidade básica, garantir a dissipação das correntes junto as solo. O dimensionamento de uma malha de terra deve ser feita sempre levando em consideração não só o valor ôhmico mais sim o aspecto de equalização de potencias, a baixa impedância, a bitola do cabo a ser utilizado, o tipo de conexão e principalmente as características de condutividade do solo, ou seja deve ser sempre dimensionada a malha de terra após a realização da estratificação do solo e observando a norma MBR7117.

Para evitar as diferenças de potencias responsáveis pela queima de equipamentos devido a aparecimento das indesejáveis correntes elétricas, a malha de terra ou sistema de aterramento deve ser unificado.

O aterramento projetado e instalado adequadamente, completando com a instalação dos dispositivos de proteção tais como: Pára-Raio de linha de baixa tensão, varistores, centelhadores a gases, filtros de linha, esterizadores e outros que aumentam substancialmente a segurança dos equipamentos e pessoas que operam os mesmos. A equalização de obra na malha de terra ou sistema de aterramento e indispensável ou seja tudo deve estar interligado nesta malha de terra ou sistema de aterramento.

Os componentes do aterramento ou malha de terra devem ser compostos por materiais resistentes ao processo corrosivo, para garantir a máxima durabilidade. A malha de terra terá ou o sistema de aterramento deve ser instalado no mínimo a 0,50m de profundidade do nível do solo.

« Voltar

Rua Engenheiro Albert Starke, 62 - Distrito Industrial - Itajubá(MG) - Tel: (35) 3623-2670 - Email: gelcam@gelcam.com.br
Copyright© 2017, Gelcam Proteção Indústria e Comércio Ltda. Todos Direitos Reservados